Confiança Pedagogia
Pedagogia da Confiança
Valoriza e aplica a prática do diálogo. Nesta, acentua-se ainda mais o papel do educador a quem cabe:
- Saber ouvir, conhecer, interpretar e compreender a linguagem do educando;
- Colocar o educando no centro e a si mesmo em segundo plano, numa atitude de indiferença frente à sua própria pessoa;
- Não deixar-se guiar por simpatias e antipatias e colocar-se em atitude de serviço.
A Pedagogia da Confiança pressupõe uma constante autoavaliação do educador que precisa examinar-se constantemente: vivo o que ensino? O que exijo?
Quando diante de uma correção ao aluno deve proceder delicadamente somente após um autoexame sobre a matéria da correção e as circunstancias que o envolvem. A Pedagogia da Confiança busca:
- Orientar o educando pelo contato pessoal, mediantes relações e vinculações sadias;
- Informar-se do estágio de desenvolvimento do educando;
- Inteirar-se da educação recebida por este, dos seus critérios de valor e compreender a sua linguagem;
- Motivar o educando por um conhecimento que o eleve;
- Valorizar os dotes do educando, suas peculiaridades;
- Destacar seu valor dentro do grupo;
- Orientá-lo para e pelo seu ideal pessoal;
- Conceber a educação como um serviço à vida e um serviço ao amor a deus e ao próximo.