A Escola | Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Definimos o currículo de cada segmento escolar de acordo com a etapa de desenvolvimento e as características socioemocionais dos estudantes. Procuramos equilibrar disciplinas mais voltadas ao desenvolvimento cognitivo com aquelas que enriquecem a formação artística, assim como as atividades físicas e esportivas.

Em nossa escola, os alunos são motivados a criar, inovar, trabalhar em equipe, formular e liderar projetos. Para os programas das séries mais avançadas, seguimos os princípios da Base Nacional Comum Curricular, conciliando suas orientações com o que preconiza uma educação integral.

 

Clique aqui e conheça o Projeto Político Pedagógico do CMD.

 

Kinder

Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental

O respeito ao ser em desenvolvimento determina os objetivos e as estratégias de ação na Educação Infantil. As crianças são valorizadas e estimuladas a aprender, a se expressar e a interagir com o ambiente que as cercam associando as bases do aprendizado com as questões da vida. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a Proposta Pedagógica contempla um ambiente alfabetizador, com caráter lúdico e prazeroso das atividades e o amplo atendimento às reais necessidades do estudante.

Esse seguimento é denominado como KINDER (do alemão: criança) e compreende da Educação infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Assim as turmas se distribuem da seguinte maneira:

  • Berçário, Kinder 1, 2, 3, 4, e 5;
  • 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
     

Dentre as atividades aplicadas para o desenvolvimento da criatividade intelectual e social das crianças estão:

Artes Plásticas | Musicalização | Culinária | Educação Física | Ensino Religioso | Projeto Chácara


Basis

Do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental

A partir do 3º ano dos Anos Iniciais, o Ensino Fundamental no colégio Mãe de Deus passa a ser denominado BASIS (do alemão: básico), que envolve a organização do trabalho pedagógico para o atendimento de educandos do 3º ano ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Esta organização pedagógica, volta-se para atender as crianças em suas especificidades, considerando que, nesta fase, a criança começa algumas mudanças para tornar-se adolescente.

Assim, as mudanças escolares, inclusive a passagem dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, as transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais devem ser consideradas e acolhidas no ambiente escolar. O objetivo é por meio da prática da pedagogia de Schoenstatt, criar condições adequadas para consolidação de processos que favoreçam a construção da autonomia dos estudantes. 

Nesta etapa, as conquistas decorrentes do processo de alfabetização são exploradas com mais profundidade. Os estudos ganham um maior grau de formalização e os conceitos começam a ser ampliados e aprofundados.

Ampliam-se, também, a habilidade do autoconhecimento, da autonomia e da responsabilidade, para que sejam capazes de resolver os desafios naturais da vida.

 

Jugend

Do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio
 

No Ensino Médio, a consistência da educação é evidenciada pelo espírito de investigação científica e tecnológica, no preparo para as relações interpessoais e sociais, habilidades desenvolvidas em todas as disciplinas, incluindo a Iniciação à Pesquisa Científica, Orientação Profissional e Empreendedorismo e grupos de estudos, culminando com o intercâmbio em países da Europa, América do Norte e Mercosul. Aulas interdisciplinares, simulados, aulões são atividades semanais na rotina dos alunos, preparando o estudante para os melhores vestibulares do país além do ENEM.

O Ensino Médio, passa a ser denominado como JUGEND (do alemão: jovem) e compreende do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Obs: De segunda à sexta-feira, aulas de apoio e plantões de disciplinas específicas até às 17h30min.