A Escola | Forest Class Mãe de Deus

Forest Class Mãe de Deus

FOREST CLASS - AULA AO AR LIVRE

A escola é o local privilegiado para a vivência plena da infância, proporcionando aprendizados e desenvolvimento. A Educação Infantil é um período fundamental de descobertas, interações e brincadeiras.

Muitos estudos têm revelado os benefícios do contato da criança com a natureza. Brincar com elementos naturais como areia, terra, folhas e galhos, água, pedras, fazer piqueniques, subir em árvores, ouvir o canto dos pássaros, observar insetos e animais, tomar banho de chuva, cuidar de uma horta, são experiências importantes que colocam a criança frente à beleza e ao mistério da vida. Ao mesmo tempo, oferece à criança a noção de valores fundamentais para pensar sua ação no mundo e as próprias relações sociais.

No entanto, considerando a atual realidade de nossa sociedade, é fundamental que a escola oportunize esses momentos. Sendo assim, as crianças tem a oportunidade de explorar o espaço natural e rico em possibilidades de aprendizagem. A partir do interesse de cada turma, pequenos projetos de pesquisa são desenvolvidos tendo a natureza como recurso pedagógico. O cuidado com o meio ambiente, a observação da natureza e sua transformação, a interação com seus pares, as brincadeiras livres, onde a imaginação e a criatividade são desenvolvidas, nos permitem avaliar a importância deste projeto que compreende a criança ativa, que necessita e tem a possibilidade de ter contato com a natureza, e com outras crianças.

VANTAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AMBIENTE NATURAL

• Possibilidade de exploração das capacidades e habilidades motoras (subir em árvores, cavar, escalar, correr, etc).
  • Favorecimento do desenvolvimento da autonomia e socialização.
  • Oferta de experiências ricas que podem ser usadas como recursos pedagógicos importantes.
  • Valorização da dimensão da experiência e mediação da construção das relações da criança com o mundo, alimentando seu acervo de referências sobre o bom, sobre o verdadeiro e sobre a beleza.
  • Suporte para formação da consciência ambiental. Quando crianças convivem e aprendem num espaço que foi pensado de forma a incluir os elementos naturais, o verde, o sol, a chuva, as plantas e animais, elas se entendem como parte deste processo.
  • Oferta de possibilidades que despertam o interesse e curiosidade das crianças, favorecendo sua aprendizagem.
  • Promoção de interação entre as crianças, oportunizando o conhecimento de si e do outro, o desenvolvimento de atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução de conflitos.
  • Prevenção de obesidade, doenças respiratórias, ansiedade, miopia, falta de atenção, alergias, além do aumento da imunidade.
  • Favorecimento à estimulação dos sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição), ao contato com os quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar) e à aproximação com a fauna e a flora local.

O ESPAÇO DA CHÁCARA SÃO MIGUEL ARCANJO

• Amplo espaço natural;
  • Horta;
  • Bosque;
  • Pequenos animais;
  • Campo de futebol;
  • Casa na árvore;
  • Cozinha de lama;
  • Banheiros adaptados;
  • Fraldário;
  • Espaço coberto;
  • Casas de apoio;
  • Segurança em tempo integral.

Instagram: @forestclassmaededeus