A Escola | Pesquisa e Tecnologias Educacionais

Pesquisa e Tecnologias Educacionais

Iniciação Científica

O Colégio Mãe de Deus no ano de 2019 trouxe para seu currículo regular a disciplina de Iniciação Científica.

Os projetos de Iniciação Científica têm como missão despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, possibilitando a sua participação ativa em atividades de pesquisa.

O objetivo maior na pesquisa científica é trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais para a população e a sociedade em geral sempre atento ao que o mercado pede, ao que o mundo necessita.

No dia 05 de outubro de 2019, retomamos um importante evento com a realização da Mostra Científica no formato Fórum. Mais de 80 trabalhos de pesquisas foram apresentados pelos alunos. Avaliadores, doutores e mestres nas mais diversas áreas do conhecimento de importantes universidades estiveram presentes neste evento.

Em 2020 aconteceu a 2ª Mostra Científica e Tecnológica Mãe de Deus, a mostra MD tem como premissa expressar a importância de uma formação cientifica focada em etapas processuais que favoreçam o desenvolvimento do perfil de um aluno crítico e reflexivo. Em meio às dificuldades e fatores limitantes no cenário brasileiro, a busca por soluções em meio às situações desafiadoras, constituíram o cenário da Iniciação Científica no ano de 2020. Neste contexto, a Iniciação Científica propõe a produção de um evento on-line com a proposta de formação de salas temáticas com Profissionais da ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) e alguns convidados externos. A temática que norteia essa Mostra Científica representa o desejo contínuo e sistêmico da importância de obter ferramentas e condições humanizadas para ajudar os alunos a refletirem sobre: Como ser um agente de transformação e participar da construção de um futuro melhor?

Em 2021, em sua terceira edição, conta com a participação e parceria da ABRIC - Associação Brasileira de Incentivo a Ciência

Com o tema norteador: “A TRANSVERSALIDADE DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES PARA O PLANETA”

O tema escolhido corresponde a proposta de trabalho do Ministério de Ciências, Tecnologia e inovação, que será realizado no Brasil no ano de 2021. Objetiva abranger a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNC&T). A intenção dessa proposta é trazer ao público as possibilidades de inovação e também, apresentar a transversalidade presente em todos os trabalhos científicos, incentivando nossos jovens o convite à formação científica. Nesse sentido, a união entre a ABRIC, Ministério de Ciência e Tecnologia, assim como Escolas da Rede Estadual e Municipal poderá representar uma grande oportunidade de interação, de novas experiências para além dos muros da Escola e assim, oportunizar aos alunos a uma aproximação mais significativa da comunidade Científica e da Sociedade em geral.


Robótica 

Pode ser definida como “a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real com pouca ou mesmo nenhuma intervenção humana”. É uma área multidisciplinar, que integra disciplinas como Matemática, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Inteligência Artificial, entre outras. Ela está cada vez mais presente em nossas vidas, de formas que as vezes nem podemos imaginar. 

Nosso objetivo é levar os alunos a trabalhar diretamente com as máquinas e os mecanismos que as fazem funcionar, desde a compreensão das máquinas simples e suas mais diversas variações e formas de uso, até a construção e a programação de robôs para a execução de tarefas preestabelecidas.